quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Seria o presente do Haiti o nosso futuro?

Nunca fui boa em teorias conspiratórias ou planos mirabolantes, mas gosto de quebra-cabeças. Ultimamente, algumas peças vêm se encaixando tão lindamente na minha cabeça que seria um desperdício não mostrar pra alguém, a despeito da suspeita de elas não fazerem o menor sentido. Assim, revolvi postar a coisa toda aqui no Padeideia e deixar que cada um julgue por si, caso se dê ao trabalho de ler tudo.

A idéia é: talvez o caos no Haiti pós-terremoto possa nos dar uma pista de pra onde caminha a humanidade... Não se trata só de solidariedade mundial, mas também de economia global, por incrível que possa parecer.

Se estiverem corretos os dados colhidos pelo jornalista David Bornstein, no livro Como Mudar o Mundo, a humanidade consumiu um terço dos recursos naturais do planeta nas últimas três décadas. O número é estarrecedor e demonstra que nesse ritmo o capitalismo não tem como se sustentar como alternativa de modelo econômico.

No mesmo livro, o autor se esforça por demonstrar que os governos estão cada vez mais submetidos aos interesses de poucos, mas grandes grupos econômicos, fato corroborado claramente pelo fracasso das seguidas convenções sobre as mudanças climáticas. Em outras palavras, pagamos impostos para ver nossos governos cada vez mais submetidos às vontades de alguns poucos que tentam ditar as regras do consumo mundial, fabricando produtos com obsolescência programada para cada vez mais cedo, esgotando cada vez mais os recursos que sabemos serem esgotáveis. Vide:

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

(continua no post de baixo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário