quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Precisamos dar um salto de época

Pra mim, não só o modelo econômico precisa passar por uma transformação, mas também as relações de poder... Talvez estejamos precisando de um salto de época. Na definição de Domenico de Masi, em O Ócio Criativo, a humanidade só passou sete vezes por saltos assim, que vêm a ser a confluência de três fatores: descoberta de novas fontes de energia, mudanças nas divisões de poder e novas divisões do trabalho...

O que ele tenta demonstrar no livro é que as relações de trabalho já estão mudando com o advento do teletrabalho, retorno ao lar depois da saída para as fábricas, e da valorização do trabalho criativo em detrimento do trabalho braçal que deve diminuir substancialmente com o aumento da mecanização da indústria. Assim, para ele, a crise do desemprego global em massa e do advento de novas formas de trabalho mais intelectual e criativo, fazem com que a energia humana se volte especialmente para o setor de serviços. Isso significaria cada vez mais pessoas voltando a ser patrões de si mesmos, em um movimento nunca visto desde a pré-história.

Sobre as descobertas de novas fontes de energia, nem é preciso falar muito para saber que dependemos dos combustíveis fósseis muito mais politicamente do que tecnologicamente, com tantas descobertas envolvendo fontes alternativas de energia e protótipos de auto-sustentabilidade. Se considerarmos o período desde a revolução industrial até agora, quando vemos um esgotamento gritante dos recursos de toda ordem – fala-se em escassez de água e de alimentos, além de aquecimento global, derretimento de geleiras - acho que a humanidade tem potencial tecnológico, intelectual e logístico para reverter a situação, mas precisamos dar um salto nesse sentido, reunir todos os esforços e confluir pra isso, como aconteceu com a erradicação da varíola.

Já provamos outras vezes nossa capacidade de superação diante de grandes ameaças e já entendemos que o custo disso é mobilização mundial, agora muito mais fácil de potencializar devido ao advento da era da informação.

Porém, para mim, uma grande mudança nas divisões de poder ainda está pra acontecer, embora a vitória da democracia após derrotar os regimes totalitários, seja comunistas ou não, seja relativamente recente. Para além do debate comunismo x capitalismo (q pra mim está superado com a demonstração de falência do comunismo prático), acho que talvez não demore muito para a humanidade perceber a falência também do capitalismo como modelo viável.

O que poderia restar então? A resposta para uma nova divisão de poder no futuro pode estar no terceiro setor por uma série de motivos.

(continua no post de baixo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário