segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Olha o passarinho!


Gosto de pensar, às vezes, que as idéias são como passarinhos preciosos voando por aí. Hipnotizam-nos tanto que não resistimos a seu encanto e os mais espertos, rápidos ou desavisados de nós consegue pega-los num golpe de sorte. E depois, como preciosidades q são, nós os soltamos de novo para permitir q alguém os pegue novamente e possa se encantar com a mesma beleza, tirando outras conclusões para deleite dos seus pares.

Há dias, tento pegar um desses lindos passarinhos, mas ainda não consigo focalizar bem. Daí, resolvi escrever pra ver se a visão fica menos turva. Quem quiser contribuir, os comments estão aí pra isso... É por isso que chamamos esse espaço de pá de idéia!

Mas, vejamos como eu consigo desenhar pra quem quiser pintar...

Tem a ver com mídia-educação, educação emocional e pedagogia. Não sou psicóloga, nem pedagoga, sou jornalista... Mas creio não ser absurdo dar pitaco em outras áreas quando sinto falta da atuação delas em certos aspectos da vida.

Aprendemos na escola básica coisas como escrever, ler, matemáticas, biologia, química, física, mas ninguém ensina na escola coisas com potencial pra se tornarem grandes problemas: como cuidar de um coração partido, como manter um relacionamento, como educar os filhos, que postura adotar diante de um amigo desesperado. Enfim, são coisas da vida, vc poderia argumentar, cada uma aprende por si. Mas, p q esse mesmo discurso não é usado para todas as outras áreas do saber?

Sei que é difícil ensinar como se cuida, por exemplo, de um coração partido, qdo não se tem um consenso sobre isso, mas a mídia acaba fazendo esse trabalho de forma atravessada através da novela do dia. Ou seja, como sociedade deixamos na mão de um punhado de escritores dar respostas que poderiam ser trabalhadas por psicólogos nas escolas ou que poderiam ser objeto de projetos de mídia-educação, com os jovens sendo estimulados a externar seus dilemas e buscar soluções em debates abertos, quem sabe através da internet. Eles talvez descobrissem que não precisam enfrentar sozinhos dilemas q todos enfrentam de uma forma ou de outra.

Pronto.. desenhei! Mas, com que cores pintar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário