domingo, 28 de dezembro de 2008

Fome de amor

“Os discípulos perguntaram-lhe: 'Em que dia virá o reino?'. Jesus respondeu: 'Não vem pelo fato de alguém esperar por ele; nem se pode dizer ei-lo aqui! Ei-lo acolá! O reino está presente no mundo inteiro, mas os homens não o enxergam.”...
Desculpe se esse texto se tornar um exercício de paciência. Mas essa é uma história que vendo sendo escrita há doze anos, desde que o Amor começou a fazer parte de minhas buscas- ao menos de uma forma mais direta e prática do que apenas desenhar coraçõeszinhos pelos cantos de cadernos.

Acho que cada um de nós tem o seu motivo para estudar o Amor - seja por razões filosóficas, porque somos buscadores de respostas, de consolo ou felicidade...seja por dilemas pessoais... seja porque nada mais funciona.. cedo ou tarde o tema invadirá a vida de todos nós. E vc se verá confrontado por questões como - Isso é o amor?O que é o Amor? Qual o seu propósito? Como devo amar?".

Não, não são perguntas fáceis, meus amigos. A maioria de nós prefere ignora-las, porque é muito mais cômodo preencher o tempo com o vazio de coisas , coisas que o tempo leva - o dinheiro, o prestígio, a coluna social, a vida alheia, posses, prazeres carnais, estética,... - Mas então o tempo vai pacientemente lhe ensinando, queda após queda, que você pode até comprar tudo o que seu apetite ditar, ter todas as medalhas e castelos, trabalhar até morte, participar de todas as orgias, construir o corpo mais perfeito - mas nada disso aplacará a ansiedade em sua alma e o mais importante: continuará faltando algo.. algo que não está nas coisas, nem no simples desfrute de paixões - e a falta disso irá se convertendo em fome... uma fome das mais terríveis, destas que poderiam devorar seu coração, faze-lo acreditar na separação, na solidão e carência como a grande fatalidade dessa vida... é algo tão forte que muitos não acham que não consegueriam resistir.. algo que faz com que se joguem de prédios, se percam em drogas, transformem aviões em bombas... ou tente se tornar exatamente igual ao rebanho, apenas pra não se sentir sozinho, e seguir o que a moda dita, acreditar na ideologia da massa...

E se tentarmos escapar e ligarmos o radio ou a TV na novela das oito? Tudo o que escutaremos a respeito do Amor se traduz no quanto devemos ser amados - quase nunca se fala do quanto devemos amar.Parece mesmo um mundo sem respostas. Até que vc ouve outras palavras , palavras que ecoam através dos séculos, e que contam a historia...

“Entrou Jesus em uma aldeia, e certa mulher, por nome de Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta porem, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se disse-lhe : Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha?Dize-lhe pois que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor : Marta, estás ansiosa e perturbada por muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Não estamos ansiosos e preocupados tb por muitas coisas?

E afinal o que é realmente necessário? Qual essa única coisa que seria digna de nossa atenção?

Mais adiante, um homem que encontrou Cristo enquanto ainda andava com espadas nas mãos, escreveu: ... “Ainda que eu distribua todos meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará...”
Amor.

É essa a resposta. É essa a busca. Todo o resto é apenas parte do cenário ou são instrumentos para praticarmos o amor.

O amor não é algo que cai do céu sob a forma de paixão em uma tarde de primavera. Muita gente acha isso. Confundir amor com a experiência de apaixonar-se por alguém, que é uma experiência muito curta - como diria Erich Fromm em seu livro A Arte de Amar. Pq na medida que vamos "conhecendo" aquela pessoa "amada" e percebemos seus defeitos e problemas- depois que as barreiras foram vencidas e a pessoa se tornou "um tédio", esgotada, óbvia - muitas vezes restará a impresão de que só relacionamento sexual pode ainda salvar alguma intimidade.. mas o tempo corre e também leva isso embora ... Daí as pessoas vão saltando de pessoa em pessoa... correndo em círculos.Contudo nós não nos damos muito ao trabalho de realmente conhecer alguém... e é disso que se trata o amor. Conhecer alguém verdadeiramente, aprender sobre o ser humano. E isso exige necessariamente o exercício do amor - com dedicação, disciplina, concentração de um aluno que tenta assimilar uma matéria nova, mesmo no sofrimento e nos tropeço do amadorismo - em nossos dias, o que mais se aproxima dessa tentativa seria o amor materno. Já pensou amar alguém como se amaria um filho único? Eu não sou mãe, mas imagino a dimensão disso. Amar nas linhas traçadas pelo mesmo Paulo e relembradas na pregação de Henry Drummond -com paciência de um o amor que tudo suporta, tudo espera, pq tudo compreende.- com generosidade de um amor que não inveja, nem arde em ciúmescom humildade de um amor que se esconde inclusive de si mesmocom delicadeza-de um amor sem violência, porém resistente naquilo que acredita como certo e bom com a entrega de um amor que ignora qualquer recompensa , pq o ato de amar já basta a si mesmocom benevolência de um amor capaz de dar alegria aos outroscom tolerância de um amor que não se reveste de falsa-sabedoriacom inocência de um amor que acredita nos outros, de um amor que sabe que o pouco que as pessoas podem nos ferir por causa de nossa atitude inocente não significa nada perto da alegria que sentiremos diante de uma vida sem o peso das armadura e escudos da desconfiança.

E qual não seria a sua surpresa ao descobrir que isso é apenas o início?! O primeiro passo!!

Porque quando o bom e sábio Sócrates se reuniu com os amigos, como fazemos hoje, a discutir sobre o Amor em um banquete, decidiu revelar o que Diotima havia lhe ensinado a respeito .Ora, de inicio encontrará um guia, amara apenas essa pessoa, esse corpo... de modo abnegado e genuíno... de todo coração e alma. A partir desse amor, ira compreender, em um segundo passo, que a beleza de um determinado corpo é irmã de outro qualquer... então se tornará apaixonado de todos os corpos belos e abandonará a violência do amor de um único corpo. E seguirá adiante qdo começará a amar a beleza da mente-alma independente da forma física, perceberá que a beleza da alma é muito mais preciosa do que a do corpo. Então estará pronto para os mistérios maiores: seguirá para o amor pela ética, pelas praticas belas, o amor pelo bem comum e daí pelo amor a ciência em seu âmbito tão vasto - não estará mais preso a beleza de um único objeto, ou pessoa, ou ocupação isolada, estará finalmente voltado ao oceano da beleza que nos cerca ( não seria esse o Reino que Cristo falava?)...

De repente.... "perceberá uma beleza maravilhosa, que não conhece nascimento nem morte, que não aumenta nem diminui... beleza que não se apresenta sob nenhuma forma concreta, como fora o caso de um belo rosto ou belas mãos, ou de qualquer parte do corpo, nem sob o aspecto de discurso ou conhecimento, nem como algo existente em qualquer parte, nem no céu ou na terra ou seja no que for... mas que existe em si e por si mesma e é eternamente una consigo mesma.... vc se apaixona pela a essência que torna todas as coisas belas! -como ver o Sol pela primeira vez , quando tudo antes disso era apenas sombra ou escuridão ... E somente nesse estado, quando contemplamos o Belo com o órgão que o deixa visível ( o espírito) é que ficamos em condições de gerar não simulacros da virtude, mas a própria realidade...e alcançamos enfim a própria imortalidade - esse ja não seria o encontro com o próprio Deus?"

Não seria assim belíssima a odisséia humana?Ver que tudo, absolutamente tudo, se resume unicamente em aprendermos sobre o Amor?

Vc não acreditaria se lhe dissesse que seu corpo funciona mil vezes melhor qdo começa a tentar amar... amar verdadeiramente. E quanto aos conhecimentos, não importa as formulas e os malabarismos científicos, se vc agir sob o crivo do amor, vai alcançar o caminho certo e a verdade estará lá lhe esperando.

E afinal o que é a verdade?

A verdade é o amor.

4 comentários:

  1. amor,queria msm saber kem inventou essa palavra. perguntar se a criatura n tinha mais o q fazer!fez d nossas vidas uma busca sem fim por algo q nao sabemos a cor, o cheiro, a altura, o jeito... só sabemos q precisamos disso para viver, como a abelha precisa do nectar, e as plantas precisam de luz. Amor! tão pequena e inescrupulosa palavra, o q posso dizer, é que a amo.
    desculpem aí a aloprada... ameei o texto, vio? bom demais.. faz pensarr. bjoo.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Primeira vez que entro por aqui. E adorei os textos. Eles são dotados de uma filosofia gostosa de se ler e apresenta uma prática de mudança bastante clara ao leitor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Tão difícil qto entender o amor (esse AMOR pleno que todos sonhamos) ou encontrá-lo, é falar sobre ele... Lindo seu texto. Preciso.

    ResponderExcluir
  4. Tentar amar é como fazer uma viagem de alto risco. Alto risco de se apaixonar, de se doar, de sofrer, de perder, de cair do cavalo... Mas quem não se arrisca nessa viagem jamais sacia essa fome desesperada de viver! Pena que tantos só conheçam o amor egóico, o amor utilidade e tão poucos pratiquem o amor troca ou o amor renúncia! Texto maravilhoso, querida Cris. Morro e não escrevo como você!!!! Mas não tem problema, fica pra próxima encarnação!!! Beijos, JÔ.

    ResponderExcluir